O alcance do ChatGPT é limitado entre os adultos dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa do Pew Research.
Apesar da grande expectativa em relação ao chatbot ChatGPT baseado em inteligência artificial, a maioria dos americanos não está familiarizada com ele e não acredita que terá impacto em seus empregos.
Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center revelou que, embora a consciência do ChatGPT seja mais ampla, apenas 18% dos adultos nos EUA o utilizaram.
Confira os resultados da pesquisa conduzida em julho de 2023.
Aceitação do ChatGPT
Cerca de um quarto dos americanos que conhecem o ChatGPT o utilizaram, e a aceitação da tecnologia varia de acordo com a faixa etária, nível de educação e gênero.
Pessoas mais novas e com nível de educação universitária têm maior probabilidade de ter utilizado o ChatGPT em comparação com os mais velhos e aqueles com ensino médio como maior nível de instrução.
Os homens que conhecem o ChatGPT são mais propensos a tê-lo utilizado do que as mulheres.
O ChatGPT é principalmente utilizado para diversão por 20% dos usuários, para aprendizagem por 19% dos usuários e por 16% dos usuários empregados para realizar tarefas de trabalho.
Previsão do impacto em diversos setores industriais.
Os participantes da pesquisa acreditam que a tecnologia de chatbot, como o ChatGPT, poderia afetar empregos que normalmente são vistos como seguros contra a automação.
Mais de 50% das pessoas que conhecem o ChatGPT acreditam que terá um grande impacto em engenheiros de software, designers gráficos e jornalistas nos próximos 20 anos.
No entanto, um número menor de entrevistados antecipa um impacto significativo nos professores (44%) e advogados (31%).
Apenas 12% acreditam que os chatbots terão um impacto significativo nos setores de hospitalidade e serviço.
A maior parte dos trabalhadores nos Estados Unidos considera que o seu emprego está garantido.
Apesar das previsões feitas anteriormente, somente alguns dos entrevistados têm a convicção de que os chatbots terão impacto em seus empregos.
Aproximadamente 19% dos adultos que estão atualmente empregados e conhecem o ChatGPT acreditam que ele terá uma influência importante, enquanto 36% preveem um impacto mais leve e 27% não esperam que tenha qualquer impacto.
Dentre os trabalhadores adultos que utilizam o ChatGPT, os indivíduos com idades entre 30 e 49 anos e com maior nível de educação tendem a acreditar que os chatbots terão impacto em seus empregos.
As perspectivas diferem conforme o setor, sendo os profissionais da área de informação e tecnologia os mais propensos a antecipar uma influência importante.
Aproximadamente 15% dos adultos que estão empregados e usam o ChatGPT consideram os chatbots muito úteis para suas atividades profissionais.
Preocupações relacionadas a regulamentações.
Conforme os chatbots avançam, surge uma discussão mais intensa sobre a necessidade de uma regulamentação governamental adequada.
A maioria das pessoas que conhecem o ChatGPT (66%) expressam preocupação com a possibilidade de o governo não regular adequadamente o uso do chatbot, enquanto 31% receiam uma regulação excessiva.
Os democratas e os republicanos estão preocupados com a falta de regulação, porém essa preocupação é mais comum entre os democratas, que são a favor de uma regulação maior em 75%, em comparação com 59% dos republicanos.
Poderia fornecer mais informações ou o texto específico que deseja parafrasear?
Enquanto a possível revolução dos robôs poderia estar chamando a atenção, a maioria dos americanos parece não se impressionar com esse avanço na inteligência artificial generativa.
A imagem principal é da PixieMe/Shutterstock.