Blog

Google admite que seus sistemas de classificação não são perfeitos.

O representante do Google responsável pela busca, SearchLiaison, atendeu a um pedido feito no X (antes conhecido como Twitter) sobre a baixa qualidade dos resultados de pesquisa. Ele admitiu que o algoritmo de comentários do Google pode ser aprimorado e explicou as medidas sendo tomadas para evitar que sites inadequados sejam classificados em posições privilegiadas.

Questionando os resultados da pesquisa realizada pelo Google.

A interação com o Google teve início com um artigo sobre um site bem classificado que aparentemente não seguia as regras estabelecidas pela empresa.

Obrigado por enviar o tweet.

Este artigo foi o resultado mais alto nos resultados de busca do Google para “revisão do Molekule Air Mini+” nos últimos seis meses.

O conteúdo consiste em partes iguais de humor e propaganda, sem apresentar estudos de pesquisa originais detalhados.

Como foi que eles alcançaram a posição de destaque no Google?

Acompanhado por:

Em lugar de uma avaliação feita por terceiros (que é o que os pesquisadores geralmente buscam), o Google prioriza um artigo endossado pela própria marca.

Os cientistas chegam a uma estrutura publicitária feita com materiais de divulgação.

Tão descuidado foi o fato de eles terem até mesmo deixado notas de briefing na versão publicada.

Acredito ter descoberto por que ele considera o dinheiro como a principal razão para isso.

As respostas em geral aos tweets foram amigáveis, como esta:

“Indomável.”

Isso se encontra na primeira página…

Escrever para os leitores é isso mesmo? Isso é o que as pessoas necessitam ou desejam?

Eu considero pessoas como minha mãe, que não teria mais habilidade e dedicação para fazer o seu melhor.

Parece ser bom, então deve ser confiável.

Isso significa que essas são as metas que você tem em mente, não é mesmo? Enganar e mergulhar.

Os algoritmos do Google não são infalíveis.

SearchLiaison explicou em resposta a esses tweets que ele mesmo revisa o feedback enviado ao Google e o discute com a equipe de pesquisa. Ele mencionou ainda a imensa quantidade de sites que o Google avalia, afirmando que estão indexando trilhões de páginas da web, e que, por esse motivo, o processo de classificação é escalonado e automatizado.

SearchLiaison postou em sua conta no Twitter:

“Danny, eu entendo sua perspectiva e valorizo o post compartilhado inicialmente pela HouseFresh, assim como os feedbacks semelhantes de outros. Concordo plenamente que devemos recompensar o conteúdo que esteja alinhado com nossas diretrizes. A partir do post da HouseFresh, pareceu que houve uma percepção de que realmente melhoramos ao longo do tempo.”

Na nossa experiência, a implementação de cada atualização de revisão de produtos teve grandes impactos, favorecendo em geral os sites e redatores que investiram tempo, energia e recursos para testar os produtos antes de recomendá-los ao público.

Em outras palavras, ainda há muito a ser feito. Não é uma novidade para mim que nossos sistemas de classificação não são perfeitos, e vejo a necessidade de melhorar o conteúdo que produzimos, assim como de reavaliar as recompensas que concedemos de forma inadequada.

No entanto, não se trata de um sistema em que qualquer pessoa analisa o conteúdo e decide “Isso é excelente – classifique-o melhor” ou “Isso não é ótimo, rebaixe-o.” Esse método simplesmente não seria eficaz para um mecanismo de busca que indexa um grande número de páginas de conteúdo da internet. É necessário ter sistemas escaláveis e em constante melhoria para operar adequadamente nesse contexto.

Vamos manter essa abordagem. Estamos plenamente conscientes dessas questões. Analisamos as opiniões recebidas, incluindo as do formulário recente. Li pessoalmente cada comentário e estou compilando-os para que nossas equipes possam examinar mais detalhadamente várias áreas. Isso complementa o trabalho que já estão realizando, com base nos feedbacks anteriores.

Algumas das principais conclusões da declaração feita por SearchLiaison são:

O Google está de acordo que seus algoritmos devem valorizar conteúdo que esteja em conformidade com suas diretrizes (provavelmente diretrizes relacionadas a avaliações positivas, utilidade e prevenção de spam).

Ele admitiu que os sistemas de classificação atuais ainda têm espaço para melhorias ao recompensar conteúdo útil e não recompensar conteúdo inadequado.

Os sistemas do Google são ajustados para atender às necessidades de dimensionamento.

O Google está dedicado a receber opiniões e se esforçar para aprimorar seus algoritmos.

SearchLiaison informou que estão analisando o feedback recebido e o organizando para uma avaliação mais detalhada, a fim de identificar as áreas que necessitam de atenção para melhorar os rankings.

Por que está demorando tanto para resolver o problema do Google?

Outra pessoa levantou dúvidas sobre o método do Google para implementar atualizações que causam impacto posteriormente. É válido questionar a necessidade de testar uma atualização nos rankings para assegurar que as mudanças resultem em melhorias na qualidade dos sites classificados, e não o contrário.

Entendi. Foi postado no Twitter.

Danny, todas as suas atualizações de sistema passam por testes completos antes de serem lançadas?

Com certeza, os membros da sua equipe estavam conscientes das mudanças significativas nos resultados de pesquisa que seriam provocadas por essas recentes atualizações.

Sites de interesse genuíno feitos por entusiastas dedicados sendo seriamente prejudicados por essas mudanças.

Todas as vantagens para o Reddit, Pinterest, Quora, Forbes, Business Insider e outros ganhando em detrimento do seu interesse.

Acredito que o que estou tentando dizer é que isso não foi algo inesperado.

Eles sabiam que essa matança resultava diretamente das atualizações.

Agora, neste momento, passaram nove meses e nenhum desses sites legítimos conseguiu se recuperar. Pelo contrário, a atualização de março apenas agravou a situação em 100 vezes.

O Google reconheceu seus erros e está trabalhando para corrigi-los.

Mas a dúvida é a seguinte – e acredito que represento a opinião de muitos criadores ao questionar – “Por que está demorando tanto?”

Entendemos que os algoritmos do Google, que são responsáveis pela qualidade dos resultados de pesquisa, são revisados por terceiros antes de serem lançadas atualizações. No entanto, muitos criadores de conteúdo, proprietários de sites e especialistas em marketing digital acreditam que os resultados de busca do Google estão se desviando do caminho correto a cada atualização.

A resposta da SearchLiaison é positiva ao admitir que o Google não é infalível e ao destacar os esforços contínuos para aprimorar os resultados de busca. No entanto, isso não oferece suporte aos inúmeros proprietários de sites que estão insatisfeitos com a direção em que o algoritmo do Google está seguindo.

A imagem principal é fornecida por Shutterstock/ivan_kislitsin.

Artigos relacionados

Back to top button